Brasília, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Pela primeira vez, em 42 anos, o governo cubano recebeu ontem um carregamento de 1,5 tonelada de papel de imprensa e de cerca de seis toneladas de madeira no valor de US$ 1,5 milhão.
Quando atingiu águas cubanas, a embarcação Hellen III, com o carregamento milionário, foi rebocada por uma lancha até o porto de Castillo de El Morro, onde uma bandeira dos Estados Unidos estava hasteada dando sinais de boas-vindas aos tripulantes, todos norte-americanos. A tripulação é a primeira a entrar em águas cubanas desde 1961, quando os Estados Unidos romperam relações com Cuba, segundo informou o centro de imprensa do governo cubano.
O negócio só foi possível porque uma lei norte-americana de dezembro de 2001 permite a venda de alimentos e de outros bens, produzidos nos Estados Unidos, desde que o pagamento seja feito antecipadamente, ou seja antes de o governo cubano receber a mercadoria, e em dinheiro.
"Quando vi a bandeira cubana estava tão nervoso como se estivesse no meu primeiro dia de escola", disse o vice-presidente de Operações da empresa norte-americana responsável pelo carregamento, Charles Turner Fabian. A Maybank Shipping tem sede em Charleston, Carolina do Sul. Fabian informou, ainda, que o carregamento é apenas uma parte do total de dez mil toneladas de produtos que constam no contrato firmado com o governo cubano. Estaria também em marcha uma negociação para o envio de mais cinco mil toneladas de produtos para Cuba. O executivo expressou confiança de que o comércio continue "pelos próximos mil anos". (com informações da CNN)