Ibama fará levantamento para regulamentar uso da tarrafa na pesca amadora em Santa Catarina

12/07/2003 - 8h15

Florianópolis, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Um levantamento de dados para regulamentar o uso da tarrafa na pesca amadora em Santa Catarina será feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( Ibama ), segundo o gerente executivo do órgão no estado, Luiz Fernando Krieger Merico. "Não iremos revogar a Portaria nº 30, pois ela é necessária para as demais regiões do país, mas iremos adequá-la fazendo uma regulamentação específica para Santa Catarina", explicou ele. A intenção é promover um zoneamento da área na qual a utilização da tarrafa será permitida, além de definir como poderá ser utilizada e com qual malha.

A Portaria nº 30, que entrou em vigor no dia 27 de junho, atinge apenas a atividade de pesca amadora, ou seja, a pesca com fins de lazer e desporto. A proibição do uso da tarrafa deve-se ao fato de que esse apetrecho coleta peixes em maior quantidade e tamanhos impróprios, principalmente em águas continentais, e não permite a sobrevivência depois da captura. Na próxima segunda-feira (14), o Ibama/SC realiza uma reunião pública na Assembléia Legislativa, a partir das 9h, para discutir a regulamentação do uso da tarrafa, levando em conta o uso cultural do apetrecho no estado.

Segundo Luiz Fernando, o levantamento da área será realizado pelos analistas ambientais do Núcleo de Recursos Pesqueiros do órgão com a ajuda do Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros do Litoral Sul (Cepsul). O trabalho deve ser concluído na próxima semana, quando a proposta para uma nova portaria – específica para Santa Catarina – será encaminhada à coordenadoria geral de Recursos Pesqueiros do Ibama.