Cristovam e Roberto Amaral participam amanhã da abertura da reunião da SBPC

12/07/2003 - 10h49

Recife, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os ministros Cristovam Buarque, da Educação e Roberto Amaral, da ciência e Tecnologia, Abrem neste domingo (13), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, a 55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Participam também da solenidade os presidentes do CNPQ, Erney Camargo; da Capes (órgão do Ministério da Educação), Carlos Roberto Cury e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Sérgio Rezende; o governador Jarbas Vasconcelos e o prefeito do Recife, João Paulo.

Este ano o SBPC esta homenageando o educador Paulo Freire 9 (in memorian) e o economista Celso Furtado, idealizador da Superitendência do Desenvovlimento do Nordeste (Sudene).

Os organizadores do encontro esperam reunir na capital pernambucana, até sexta-feira (18), mais de 80 mil pessoas do Brasil e do exterior, entre profissionais de diversas áreas do conhecimento, cientistas, políticos, estudantes e o público em geral.

Estão programados 91 simpósios, 55 conferências e 54 cursos, além da apresentação de 4.120 trabalhos científicos.

Serão abordados temas como educação e inclusão social; integração e soberania; qualidade de vida; desigualdades no Brasil e biodiversidade.

Entre os palestrantes estão o senador Eduardo Suplicy, que vai falar sobre o programa de renda mínima; o especialista Walter Maierovitch, que abordará o combate ao crime organizado, e o inglês keith Campell, criador da ovelha Dolly.

A conferência inauguraral do SBPC vai ser feita pelo ministro Cristovam Buarque, na segunda-feira (14). Ele falará sobre "Educação e Inclusão Social". Já a palestra do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, sobre "Ciência como Fator Estratégico de Soberania" está agendada para sexta-feira (18).

A prefeitura do Recife está finalizando os trabalhos para a reunião da SPBC. As ações vem sendo realizadas em conjunto com a Secretaria Estadual de Defesa Social, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, EMTU e instituições como Polícia Federal e Rodoviária Federal. A idéia é assegurar transporte, segurança, acomodação e atendimento médico aos visitantes.

A guarda municipal disponibilizou 106 profissionais para a segurança das escolas públicas do município, que irão servir de alojamento aos estudantes e cientistas de outros estados.

A orquestra sinfônica do Recife e o grupo musical Quinteto Violado darão as boas-vindas aos participantes da reunião, na abertura do evento.

A programação cultural inclui aulas de frevo, lançamento de livros, apresentação de grupos de dança, bandas de pífano, forró e corais.