Cabeleireiro doa uma tonelada de alimentos para creche no Distrito Federal

12/07/2003 - 8h17

Brasília, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Alegria e muitas orações de agradecimento. Foi assim a tarde da última quinta-feira na creche Os Quatro Pequeninos, localizada no Riacho Fundo II, cidade do Distrito Federal. A instituição recebeu uma tonelada de alimentos não-perecíveis de um voluntário e parceiro do Programa Fome Zero, o cabeleireiro Jorge Luís Ribeiro.

Segundo Jorge, a arrecadação de alimentos foi feita por meio de uma promoção em seu salão. Os clientes ganhavam 50% de desconto no pacote de hidratação dos cabelos mediante a doação de cinco quilos de alimentos. Durante dois meses de promoção, Jorge arrecadou uma tonelada de alimentos.

O cabeleireiro pretende agora continuar ajudando a creche. "Já me recadastrei no Fome Zero e pretendo fazer a campanha nas escolas públicas. Dependendo do número de vendas de pacotes de hidratação nas escolas, vou dar um computador para a escola pública em que foi feita a promoção", afirmou.

A creche Os Quatro Pequeninos atende 20 crianças carentes com idades entre dois e seis anos. A família de dona Maria José Silva é quem cuida dos pequenos. O trabalho existe há sete anos e não recebe ajuda alguma do governo, da comunidade, nem dos pais das crianças, que geralmente são mães solteiras carentes.

De acordo com dona Maria, a instituição está passando por um momento muito difícil. A renda da família e a ajuda dos netos é o que mantém a instituição funcionando. Mas isso não é suficiente. As contas de água e luz, por exemplo, estão todas atrasadas.

Apesar das dificuldades, a família de dona Maria não pensa em fechar a creche. "Aprendi a cuidar de crianças com meus pais. Eles fizerem este trabalho durante muito tempo. Hoje a minha família já se acostumou e até os meus netos ajudam com o pouco que recebem", afirmou dona Maria.

Quem quiser ajudar a creche pode ligar para (61) 434-7034. Os interessados em se tornar parceiro do Programa Fome Zero, do governo federal, deve preencher o formulário de inscrição no site www.fomezero.gov.br.