Brasileiros agradecem Lula por acordo que permitirá permanência deles em Portugal

12/07/2003 - 9h36

Lisboa, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de duzentos brasileiros que residem em território português e foram beneficiados pelo acordo - assinado entre Brasil e Portugal - que permite a regularização deles desde que comprovem vínculo empregatício no País, encontram-se em frente ao hotel onde o presidente Lula está hospedado fazendo uma manifestação de agradecimento pelo sucesso nas negociações com o governo português. Com bandeiras e cartazes, os brasileiros cantam músicas da campanha de 2002 e pedem para o presidente descer.

O presidente Lula, em seu primeiro compromisso de hoje em Lisboa, teve um encontro com líderes sindicais portugueses. Os sindicalistas saíram da reunião dizendo que a imagem do presidente brasileiro no exterior é bastante positiva, que transporta uma enorme dimensão de esperança. A declaração foi dada pelo secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores Portugueses, Manuel Carvalho, que considerou a relação do presidente com os trabalhadores muito equilibrada, principalmente por causa de sua militãncia no sindicalismo. Manuel Carvalho acredita que a experiência de Lula facilita uma maior compreensão das relações e também o valor do sindicalismo.

"Se existe um sinal dele de remar contra a maré nessa globalização neoliberal, é isso que gera uma expectativa da confiança e esperança em muitos pessoas. Essa é a razão do sucesso dele no exterior", afirmou Manuel Carvalho.

O último compromisso do presidente Lula em Lisboa será um almoço com o presidente português, Jorge sampaio, no hotel Albatroz, em Cascais, cidade a 25 de quilômetros de Lisboa. Em seguida, o presidente embarca para Londres (Inglaterra) onde, amanhã (13), participa da reunião de cúpula da Governança Progressista.