Brasil já tem mais de 38 milhões de usuários de telefonia móvel

12/07/2003 - 10h59

Brasília, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O número de telefones celulares no Brasil teve um aumento de 670 mil novos aparelhos no mês de junho, chegando a mais de 38 milhões, o que representa um acréscimo de 1,76% em relação ao mês anterior (maio).

Segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os celulares pré-pago, sem conta mensal, representam 73% do total dos aparelhos em uso e os pós-pago, com conta mensal, 27%. Ainda de acordo com os estudos da Anatel, a cada 100 pessoas, 21 possuem um aparelho de telefone celular.

Com o crescimento, a diferença entre as telefonias fixa e móvel passa para apenas 1,78%, sendo que no mês de maio, o total de acessos móveis superava a telefonia fixa na região Centro-oeste e em vários estados das regiões Norte e Nordeste.

Em relação às mudanças nas ligações DDD e DDI dos telefones celulares, os usuários poderão continuar fazendo as ligações interurbanas nacionais sem escolher a operadora até o dia sete do mês que vem (agosto), mas para as ligações internacionais, o uso do código já é obrigatório desde que a nova norma entrou em vigor, no dia seis de julho.

A TNL PCS (OI Celular) assinou com a Superintendência de Serviços Privados da Anatel os Termos de Autorização de Uso de Radiofreqüência para os blocos de faixas de extensão adquiridos para prestação de Serviço Móvel Pessoal (SMP) nos setores um, dois, três, cinco, oito e onze do Plano Geral de Outorgas (PGO). Os extratos da Oi e da Tim Brasil devem ser publicados no Diário Oficial da União (DOU) na próxima segunda-feira (14). A Sercomtel Celular deve efetuar a assinatura do termo no início da próxima semana.

Esses três grupos já pagaram a primeira parcela das respectivas autorizações, que representa 10% do valor total ofertado por cada grupo. Essa arrecadação somou aos cofres públicos mais de R$15 milhões. A empresa Telecom Américas deverá assinar os termos apenas no dia sete de agosto.