Brasília, 12/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Uma formatura diferente, mas com um significado especial. 98 alunos do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal (DF) formaram-se em um curso de prevenção ao uso de drogas.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi implantando no DF há cinco anos pela Polícia Militar e, neste período, já formou 94 mil alunos. Criado em 1983, em Los Angeles (EUA), o programa chegou ao Brasil em 1992. Atualmente está em andamento em 22 estados, além do próprio Distrito Federal. Ao redor do mundo, são 55 países que encamparam a idéia.
O coordenador do projeto, major Eraldo Marques Viegas, explicou que o curso tem duas etapas. A primeira, em curto prazo, é conscientizar meninos e meninas sobre o perigo representado pelas drogas. A outra, a longo prazo, tem por objetivo retirar esses futuros adolescentes da criminalidade e da violência. O major chegou a anunciar uma parceria que está sendo firmada entre a corporação e a representação da Unesco no Brasil. Pelo acordo, a instituição vai investigar a vida de alunos formados em 98 e 99 para saber se eles voltaram a usar drogas ou não após o curso.
Para os pais, o programa representou uma nova etapa no relacionamento com os filhos, já que estes trouxeram para a casa informações genuínas sobre os danos causados pelas drogas ilícitas e mesmo lícitas, como o álcool e o cigarro, para a saúde das pessoas. Com isso, o diálogo tornou-se mais intenso e produtivo.
Já para as crianças, o projeto apresentou todos os problemas que as drogas causam a pessoas de qualquer idade, tanto no contexto da família quanto no âmbito da própria sociedade. (Paulo La Salvia)