Recife, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, divulgou nota hoje, declarando-se contrário a mudanças que venham a alterar a estrutura básica do texto da refroma da Previdência, enviada ao Congreso Nacional pelo governo federal. Segundo o governador, a elaboração do projeto original contou com a participação dos 27 governadores e culminou com o consenso de todos.
Jarbas lembrou que tanto os governadores quanto o presidente de República defenderam, durante sucessivas reuniões, o projeto original e assumiram o compromisso de trabalhar pela aprovação do texto pactuado. Disse ter havido entendimento coletivo de que o texto continha os dispositivos mínimos, porém fundamentais, que sinalizavam para a redução progressiva dos déficits previdenciários dos estados e da União.
Jarbas Vasconcelos argumenta, ainda, que qualquer mudança nos itens estruturais como a que agora se tenta fazer, redundará em desfiguração do texto básico, o que, segundo ele, inviabilizará a trajetória do equilíbrio financeiro dos sistema previdenciários dos estados.