Seminário discute novo modelo de financiamento à cultura

10/07/2003 - 11h10

Brasília, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de 1.000 artistas estão sendo esperados no seminário Cultura para Todos, que acontece nesta sexta-feira (11 de julho) no Rio de Janeiro.
O encontro, promovido pelo Ministério da Cultura, vai receber nomes como Marília Pêra, Marieta Severo, Marco Nanini, Marcelo Serrado, Henrique Dias, Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Murilo Salles. Sandra Werneck, Edno Krieger, Rosana Lancelloti, Emílio Bello de Carvalho, Ricardo Cravo Albim.

O seminário será o primeiro de uma série de dez, dirigido a artistas, produtores e gestores de instituições culturais do Rio e do Espírito Santo. A idéia é discutir um novo modelo de financiamento à cultura, sobretudo com a avaliação das leis Rouanet e do Audiovisual. Patrocinado pelo Banco do Brasil, o encontro será realizado no Teatro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) entre 9h e 18h.

O MinC pretende receber propostas de entidades representativas dos diversos setores da produção cultural, de gestores de instituições, de profissionais da área e de cidadãos preocupados com a questão da cultura. O seminário Cultura para Todos - O Financiamento Público da Cultura e as Leis de Incentivo - está sendo realizado, desde o dia 16 de junho de 2003, com diversos segmentos do setor. Trata-se de amplo processo participativo de elaboração do novo modelo de financiamento público da cultura. Isto inclui a revisão das leis federais que regem os investimentos privados e estatais no setor, por meio de incentivos fiscais, fundos de investimento, fundos públicos e outros instrumentos.

O ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, e o assessor especial do MinC, Paulo Miguez, estarão presentes. As inscrições podem ser feitas online no website do MinC www.cultura.gov.br