Sampaio: Lula virou uma página na história do Brasil

10/07/2003 - 8h18

Lisboa (Portugal), 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou hoje a agenda de compromissos oficiais nesta capital, encontrando-se, na Torre de Belém, com o presidente de Portugal, Jorge Sampaio. Após as honras militares, os dois presidentes discursaram reafirmando os laços de amizade entre o Brasil e Portugal.

O presidente Jorge Sampaio falou da grande emoção em receber o colega brasileiro, destacando o momento como singular para renovar laços de afeto que tocam fundo no coração dos brasileiros e portugueses. Jorge Sampaio fez uma homenagem ao presidente Lula ao dizer que mais que um chefe-de-estado ele recebe hoje a figura humana cujo percurso pessoal constitui, para todos os deserdados, exemplo de perseverança e de triunfo sobre a adversidade. "É um presidente da República cuja eleição, a todos os títulos exemplar, virou uma nova página na história do Brasil: o estadista no qual o mundo inteiro tem os olhos postos com enorme expectativa. É um homem político no qual milhões de brasileiros depositam as suas esperanças para alcançar uma vida melhor", disse Sampaio.

O presidente português lembrou a dura experiência vivenciada por Lula, como a pobreza, a prisão e a derrota nas eleições presidenciais. Mas, segundo ele, de todas as provações Lula sempre emergiu mais forte e determinado no seu combate incessante por um Brasil mais justo, mais próspero e mais solidário.

Em seguida, o presidente Lula agradeceu a gentileza do presidente Sampaio e declarou que a sua vinda a Portugal vai aprofundar o diálogo entre os dois países. "O Brasil que os portugueses fundaram e o Portugal que o Brasil ajuda a desenvolver são exemplo vivo do quanto podemos realizar juntos. Queremos levar esse patrimônio de realizações e conquistas de nossos povos e países também para o plano da ação internacional", declarou Lula, defendendo a importância de se encontrar maneiras inovadoras de aprofundar os laços de parceria nos campos social, econômico, científico e tecnológico.

Lula destacou também que não foi por acaso a escolha de Portugal como primeiro país da Europa a visitar como presidente da República. "Somos países irmãos, unidos cada vez mais pelas nossas possibilidades de interação", disse o presidente.

Após os discursos, os presidentes Lula e Jorge Sampaio seguiram para o Palácio de Belém, para a assinatura do livro de honra, a foto oficial e uma reunião de trabalho. Lula será também condecorado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade.

Indagado sobre como se sentia ao receber em curto prazo os presidentes Fernando Henrique e Lula, Jorge Sampaio disse ter amizade pelos dois. "Sou um velho amigo dos tempos difíceis de Fernando Henrique e também tive a sorte de conhecer Lula em vários momentos, quando fui secretário-geral do Partido Socialista Português, há 14 anos", declarou o presidente Sampaio, elogiando a maturidades com que o presidente Lula retornou ao país, com força e grandes lições para dar ao mundo.

Esta é quinta vez que Lula visita Portugal, a primeira como presidente da República. Antes, presidia o Partido dos Trabalhadores (PT). Às 13h (9h em Brasília), os dois presidentes fazem uma declaração conjunta à imprensa.