Parati sedia, pela primeira vez, Festa Literária Internacional

10/07/2003 - 13h22

Rio, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Começou hoje (10) a venda dos ingressos para a Festa Literária Internacional de Parati, no litoral sul do Rio de Janeiro. O evento, que é o primeiro desse gênero na América do Sul, acontece entre os dias 1º e 3 de agosto, reunindo escritores brasileiros como Luís Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Ana Maria Machado, Ferreira Gullar e Luiz Ruffato. Entre os internacionais estão Don DeLíllo, Julian Barnes, Eric Hobsbawn e Hanif Kureishi.

A abertura da festa, às 20 horas do dia 31 de julho, na Casa de Cultura de Paraty, vai contar com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, em uma homenagem ao poeta e compositor Vinícius de Moraes, que faria 90 anos em outubro deste ano. Também já confirmaram presença Chico Buarque, a cineasta Susana Moraes, filha de Vinícius de Moraes, Antônio Cícero e Adriana Calcanhoto.

Com a Festa Literária, já conhecida pela sigla Flip, o Brasil entra no circuito dos festivais literários que são realizados no mundo inteiro, abrindo espaço para os escritores discutirem idéias, além de promoverem a leitura de seus livros. Esse tipo de renião, conhecida pela informlidade, começou em cidades britânicas do interior e, devido ao sucesso, já atinge números consideráveis. É assim em Hay-on-Wye, no País de Gales, em Edimburgo, na Escócia, em Toronto, no Canadá, ou em Mântua, na Itália.

O encerramento da Flip, às 22 horas do dia 3 de agosto, será com muita música e dança na Praça da Matriz, no centro histórico da charmosa cidade litorânea do estado do Rio de Janeiro.