Lula é homenageado em Lisboa com o Grande Colar da Ordem da Liberdade

10/07/2003 - 9h10

Lisboa (Portugal), 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado, há pouco, no Palácio de Belém, pelo presidente Jorge Sampaio, com a mais alta condecoração portuguesa - o Grande Colar da Ordem da Liberdade. Segundo Sampaio, a condecoração tem valor diferente daquelas feitas a chefes-de-estado que visitam o país. A Ordem da Liberdade foi criada após a revolução de 25 de abril de 1974, destinada a distinguir serviços relevantes para a causa da democracia e da liberdade. "Esta seria a forma mais adequada de homenagear Lula e seu perfil de lutador contra regimes autoritários que, durante décadas, oprimiram o Brasil, como sindicalista, ativista político e defensor dos oprimidos e sem voz".
.
O presidente português homenageou também Dona Marisa Letícia, que ganhou a Grâ-Cruz da Ordem, por ser esposa de Lula e por ser, de acordo com Sampaio, "companheira de Lula nas batalhas".

Lula agradeceu a homenagem afirmando que a medalha não é do presidente Lula, mas pertence a 176 milhões de brasileiros que resolveram acreditar que era possível outra maneira de fazer política no país. "Estou aqui por conta da consciência política do povo. Essa homenagem não é para mim, é de Portugal para o Brasil. O Oceano Atlântico, pequeno para separar os dois países, será muito menor, porque hoje as relações são mais elevadas e mais importantes", declarou o presidente brasileiro.