Lerner quer participação do MEC em projeto de valorização das cidades

10/07/2003 - 17h08

Brasília, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, quer a colaboração do ministro da Educação, Cristovam Buarque, para mostrar aos estudantes a importância da conservação das cidades. "Ninguém respeita aquilo que não conhece", disse Lerner.

Primeiro latino-americano a presidir a organização internacional, Lerner quer a participação do MEC no Projeto Celebração das Cidades, promovido pela UIA. A idéia é promover atividades que incentivem as crianças a desenhar a cidade onde moram. "O objetivo é envolver todas as pessoas – arquitetos, prefeitos, crianças, artistas – na busca de soluções para melhorar a vida nas cidades", explicou Lerner.

"Na verdade, a cidade é um reduto do cidadão, da sua identidade, da sua cultura e precisa ser vista assim. Se todos nós nos envolvermos na busca dessa solução e dessa conceituação do que é a cidade que nós queremos, vai ser muito mais simples preservar e evitar a degradação", acrescentou o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Haroldo Pinheiro, que também participou da reunião com o ministro.

O projeto Celebração das Cidades envolve também a realização de fóruns com prefeitos e artistas e concursos de projetos urbanísticos em diversas cidades do mundo. Segundo Jaime Lerner, poderão participar da disputa os arquitetos e estudantes de Arquitetura que residam nas cidades em que o concurso esteja sendo realizado.