Governadores reivindicam parte da Cide na reforma tributária

10/07/2003 - 18h52

Rio,10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) – O governador de Goiás, Marconi Perillo, reiterou hoje que, em relação à reforma tributária, os governadores estão reivindicando parte da Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide) para os estados. Perillo disse que a carga tributária aumentou de 25% para mais de 36% de 1988 para cá, concentrando-se na esfera da União, sem que ocorressem repasses para estados e municípios, que necessitam investir em infra-estrutura, saúde, educação, segurança e saneamento, e se vêem sem a devida contrapartida. Segundo Perillo, o objetivo da reivindicação não é colocar o governo numa "saia justa", mas recuperar a capacidade de investimento dos estados.

Por outro lado, ele explicou que políticos e empresários querem uma reforma tributária que não onere a produção. Informou que, em Goiás, em sua primeira gestão, efetuou uma reforma que diminuiu a carga tributária para 90% dos empresários - o ICMS caiu de 17% para 12% -, sendo que a arrecadação dobrou, porque a base foi ampliada. Perillo prometeu dobrar mais uma vez a arrecadação em seu novo governo.

De acordo com o governador, a meta é uma reforma tributária sustentável e sensata, que dê condições de competitividade ao empresariado nacional.

Marconi Perillo fez as declarações ao realizar palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro.