Fórmula 3: piloto diz que ainda não se adaptou ao traçado de Interlagos

10/07/2003 - 12h05

Brasília, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O piloto Xandinho Negrão vai enfrentar neste fim de semana, na rodada dupla do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, segundo ele, a maior dificuldade até aqui em seu ano de estréia na temporada: a seletiva pista do autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). No sábado (12) e domingo (13/07), Xandinho disputa a 7ª e 8ª etapa da temporada, respectivamente, e sabe que não será nada fácil andar na frente.

"Foi a pista onde eu menos treinei desde a pré-temporada e sei que será muito complicada a adaptação neste fim de semana, mas estou preparado para isso", explica o piloto da Equipe Medley Genéricos/Piquet Sports, que tem sede no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF). "Era mais fácil treinar em Brasília e acabamos andando poucas vezes em São Paulo."

Apesar das dificuldades, Xandinho treinou na semana passada em Interlagos e conseguiu pegar mais alguns segredos do circuito, o mesmo que recebe o GP Brasil de Fórmula 1. "Quanto mais eu andar em São Paulo, mais eu vou aprender sobre o Fórmula 3 e o traçado. E é justamente isso que eu quero, aprender ao máximo nesta minha primeira temporada", diz Xandinho Negrão, de 17 anos.

Depois de seis etapas, ele ocupa a quarta colocação na temporada, com 43 pontos. Um bom desempenho para um piloto que até o ano passado disputava corridas de kart. Danilo Dirani (Cesário F3), o líder com 106 pontos, e cinco vitórias, tem experiência. Além de ter sido vice-campeão em 2002, o piloto disputa sua quinta temporada com carros.

"Sou o único piloto que pulou do kart direto para a F-3 esse ano. E quando eu venci a segunda rodada, muita gente ficou surpresa achando que eu iria brigar pelo título. Eu sempre disse que não esperava ser campeão em 2003", explica o piloto que assumiu o carro de número 1, de Nelsinho Piquet, atual campeão. "O Nelsinho foi vencer na sexta corrida dele. É normal o fato de eu ter vencido só uma vez até agora."

"Em Interlagos, vou brigar para terminar pelo menos entre os cinco primeiros. A corrida vai ser bem complicada", diz Xandinho Negrão que participa do primeiro treino amanhã (11) a partir das 8h. "Tenho de aproveitar cada instante na pista para conhecer as manhas de algumas partes no circuito. Estou contente com o nível de aprendizado que venho tendo."

Classificação do Campeonato Sul-Americano de Fórmula-3
Após 6 etapas:
1.°) Danilo Dirani - 106 pontos
2.°) Lucas di Grassi - 84
3.°) Henrique Favoretto - 54
4.°) Xandinho Negrão - 43
5.°) Daniel Landi - 43
6.°) Alan Hellmeister - 39
7.°) Luc Baumer ­- 29
8.°) Fernando Rees - 28
9.°) Daniel Scandian - 18
10.°) Juliano Moro - 16
11.°) Jaime Câmara - 12 pontos