Expansão da Coama, maior cooperativa agrícola da América Latina, terá ajuda do BNDES

10/07/2003 - 19h17

Rio, 10/7/2003 (Agência Brasil-ABr) - A Cooperativa Agropecuária Mourãoense (Coamo), a maior cooperativa agrícola da América Latina, localizada no município de Campo Mourão (PR), está investindo R$ 24,9 milhões na ampliação de suas unidades e no aumento da capacidade produtiva. O projeto tem financiamento de R$ 14,5 milhões do BNDES, correspondente a 58% do total investido pela Coamo. Segundo a gerência de imprensa do BNDES, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) será o agente repassador dos recursos.

Os investimentos resultarão na melhoria da qualidade dos produtos da Coamo e no aumento das exportações da empresa, uma das maiores exportadoras brasileiras de grãos. Os mercados da cooperativa concentram-se na Europa, que recebeu 55% de suas exportações; Ásia (36%); e África(8%).

Fundada em 1970, a Cooperativa trabalha com 17 mil cooperados em 47 municípios do Paraná e Santa Catarina. Tem 3.300 empregados diretos e atua em toda cadeia produtiva de soja, comercializando grão in natura, farelo, óleo bruto e refinado, gordura vegetal e margarina. Ocupa a 27ª posição no ranking das empresas brasileiras que mais exportaram em 2002 e o 1º lugar no ranking de exportação de commodities do Paraná, onde possui um terminal portuário em Paranaguá para escoamento de exportações, com capacidade de embarque é de três mil toneladas de soja por hora, e de armazenamento de 97 mil toneladas do grão.