Elektro deve aumentar tarifa de energia no interior de SP e MS

10/07/2003 - 14h16

Brasília, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A empresa de energia elétrica Elektro, que atua em 233 municípios paulistas e cinco sul mato-grossenses, atendendo 1,7 milhão de unidades consumidoras, pode aumentar a tarifa em 21,75% no final de agosto. A nota técnica sobre a revisão tarifária está no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (www.aneel.gov.br)
no site da agência (www.aneel.gov.br). Sugestões e críticas à matéria serão aceitas até o próximo dia 25.

No cálculo, foi levado em conta o fator x de 2,38%. O fator X é um elemento de correção do reajuste tarifário, com o objetivo de induzir a concessionária a explorar as oportunidades de melhoria da eficiência econômica de sua concessão. Esse fator atua também como instrumento de repartição dos ganhos de eficiência da concessionária com seus consumidores. Se ela tem melhoras tecnológicas que diminuam seus custos, ela deve repassar parte dessa vantagem para os usuários.

Nos próximos dias 29 e 30 a Anaeel vai realizar audiências públicas em Limeira (SP) e Três Lagoas (MS) para discutir a propostas com os interessados. O local será definido e divulgado com antecedência no Diário Oficial e jornais de grande circulação dos dois estados.