Desenvolvimento da África e fortalecimento da CPLP são prioridade, diz Lula em jantar em Lisboa

10/07/2003 - 18h43

Lisboa (Portugal), 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai a África levar uma mensagem de solidariedade aos países que irá visitar. "Desejo transmitir pessoalmente a determinação do Brasil em cumprir a obrigação de ajudar os irmãos africanos a encontrar o caminho da paz e do desenvolvimento". A declaração do presidente Lula foi dada durante um jantar realizado esta noite, em Lisboa, no Palácio da Ajuda, oferecido pelo presidente português Jorge Sampaio. A viagem que está marcada para o início de agosto será a primeira do presidente a África. No roteiro, Angola, Moçambique, África do Sul, São Tomé e Príncipe e Namíbia.

Lula disse ainda confiar que Portugal se juntará ao Brasil nessa empreitada. "Estamos ligados aos povos africanos, por inabaláveis laços de história, cultura e língua. Estou convencido que Portugal e Brasil possuem instrumentos privilegiados e responsabilidades especiais na gestão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", afirmou.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vem fortalecendo a ação coletiva dos países de língua portuguesa. Acordos de cooperações técnica, trocas comerciais e investimentos se tornaram muito mais simples de serem concretizados. Também no campo político, uma atuação importante: "Foi com instrumento da CPLP que influenciamos conjuntamente no processo de dependência do Timor Leste, bem como no cessar fogo do conflito em Guiné-Bissau", lembrou Lula. "Devemos investir cada vez mais no seu fortalecimento, aperfeiçoando suas estruturas estatutárias e contribuindo para torná-la um espaço comunitário plenamente atuante na cena internacional", concluiu.

Participaram do jantar, além do presidente Lula e sua comitiva, representantes do corpo diplomático do Brasil e de Portugal e empresários de ambos os países.