Cultura terá novo modelo de financiamento

10/07/2003 - 18h00

Brasília, 1o/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O atual modelo de financiamento à Cultura será reestruturado pelo ministério. Para isso, será realizado amanhã (11) o primeiro seminário "Cultura para Todos – O Financiamento Público da Cultura e as Leis de Incentivo" dirigido a artistas, produtores e instituições. O evento é no Rio de Janeiro com a participação também do Espírito Santo. Ao todo, serão doze encontros realizados em diversos estados do país (confira abaixo o calendário completo).

A função dos seminários é abrir uma discussão com a classe artística e toda a sociedade para a elaboração de um projeto de lei que modifique o atual modelo para financiamento. O objetivo é que até agosto este projeto seja entregue ao Senado Federal. "A falta de critério do poder público e a centralização dos financiamentos são os principais problemas que enfrentamos hoje", explica o ministro da Cultura em exercício, Juca Ferreira.

Essa centralização dos investimentos fez com que 80% dos recursos ficassem restritos ao Rio de Janeiro e a São Paulo. E que 90% desse dinheiro fossem para obras de artistas consagrados em detrimento de artistas não conhecidos pelo grande público. "Quem avaliava e dava a palavra final sobre os projetos que iriam receber financiamento eram os departamentos de marketing das empresas. Eles, obviamente, submetiam esses projetos aos seus interesses comerciais", conta Juca Ferreira.

Estarão presentes no seminário, além do ministro interino da Cultura, o assessor especial do MinC, Paulo Miguez; as secretárias estaduais do Rio e do Espírito Santo, Helena Severo e Neuza Mendes e os secretários municipais dos dois estados, Ricardo Macieira (RJ) e Luciana Velloso (ES).

Da classe artística, participam Marília Pêra, Marieta Severo, Marco Nanini, Marcelo Serrado, Henrique Dias, Luiz Carlos Barreto, Cacá Diegues, Murilo Salles, Sandra Werneck, Edno Krieger, Rosana Lancelloti, Emílio Bello de Carvalho e Ricardo Cravo Albim.

O seminário é aberto a toda a sociedade. Quem quiser participar deve fazer a inscrição no site do ministério da Cultura. O endereço é www.cultura.gov.br. Depois do Rio, será a vez de Belo Horizonte, no próximo dia 16. No dia 18, São Paulo discute o assunto.

Confira o calendário:

Rio de Janeiro (RJ e ES) - 11 de julho
Belo Horizonte - 16 de julho
São Paulo - 18 de julho
Bonito (DF, GO, MS, MT) – 19 de julho
Londrina – 19 de julho
Porto Alegre – 21 de julho
Florianópolis – 21 de julho
Belém (AP, MA, PA e TO) – 23 de julho
Manaus (AC, AM, RO e RR) – 25 de julho
Curitiba – 25 de julho
Salvador (AL, BA e SE) – 28 de julho
Recife (CE, PB, PE, PI e RN) – 29 de julho