BNDES pode leiloar ações da Eletropaulo se controladora não pagar dívida

10/07/2003 - 16h02

Rio,10/7/2003(Agencia Brasil-ABR) –"O prazo está correndo e se não for encaminhado nenhum projeto pela AES, o Banco vai executar as garantias do empréstimo concedido", reafirmou hoje o Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Carlos Lessa, na sede da Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento, no Rio de Janeiro.

A empresa norte-americana AES, controladora da Eletropaulo, deve ao BNDES cerca de U$1,2 bilhão. Indagado se a companhia estaria "empurrando com a barriga "a dívida, Lessa admitiu essa possibilidade, definindo a tática como incompreensível. Afiançou que o Banco está cumprindo o prazo. Anunciou para agosto próximo a publicação do edital pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia-CBLC, da Bovespa, para leilão das ações preferenciais da Eletropaulo.

O presidente do BNDES esclareceu ainda que do mesmo modo que a AES poderá recorrer à justiça para impedir a realização do pregão, o Banco tem o direito de tomar medidas para receber o que a companhia lhe deve. Ontem, o chefe da reestruturação da AES, Joseph Brandt, foi recebido pelo diretor financeiro do BNDES, Roberto Timótheo da Costa, para mais uma rodada de negociação. Não houve avanços, entretanto.