Berzoini considera ''precipitadas'' reações à possibilidade de manutenção de aposentadoria integral

10/07/2003 - 19h22

São Paulo, 10/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Ainda é cedo para tomar posição quanto a manutenção de aposentadoria integral dos servidores públicos. A opinião é do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, que considerou "precipitadas" as reações, tanto contrárias quanto favoráveis à proposta. Segundo Berzoini, essa alternativa é mais uma entre outras propostas de alteração da reforma previdenciária. Ele informou que neste momento está sendo feita uma análise "técnica" de todas as propostas para que ver se é possível fazer algum tipo de ajuste. O ministério deve finalizar o estudo na próxima semana.

Ele negou que a possibilidade de mudança no texto do governo seja resultado da pressão do Judiciário e da mobilização dos servidores federais. "O governo não trabalha com pressões, trabalha com diálogo entre setores e poderes que se respeitam". O ministro reiterou que o governo só vai se manifestar após uma avaliação completa de todas as propostas apresentadas no Congresso. O relator José Pimentel (PT-CE), deverá apresentar o texto à comissão especial que avalia as propostas de emenda constitucional da reforma da previdência na próxima quarta-feira (16).

Berzoini não confirmou sua participação em reunião com representantes do PSDB, em Brasília. Informou apenas que tinha compromisso agendado na sede da superintendência do INSS, na tarde de hoje, em São Paulo.