Maioria do PT aprova o governo e as decisões do partido

07/07/2003 - 21h12

Brasília, 7/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Pesquisa de opinião realizada pelo Ibope, com 1.000 filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) em todo o país mostra que a maior parte da militância aprova as decisões do partido. Do total de entrevistados, 86% estão satisfeitos com o PT. Em relação ao governo do presidente Lula, 80% dos filiados o consideram "ótimo" e "bom", apenas 2% desaprovam a administração do presidente.

O levantamento mostra também que 85% dos entrevistados acreditam que as disputas internas no partido atrapalham o governo. Deste total, 36% acham que as disputas perturbam muito o andamento do governo e 49% disseram que elas "atrapalham pouco".

Quanto as propostas de reforma do programa de governo, 69% acham que os deputados federais e senadores eleitos pelo PT devem aprová-las integralmente contra 26% que acreditam que os parlamentares devem aprovar somente as que foram defendidas pelo partido no passado.

A maioria (60%) também acha que os parlamentares que não seguem às decisões do partido devem ser punidos. Já 35% disseram que são contrários a punição e 5% não opinaram sobre a questão.

Os resultados da pesquisa foram bem-recebidos pelo presidente nacional do PT, José Genoíno. "Mais de 80% dos entrevistados não têm cargo na estrutura partidária e mostraram que estão sintonizados com as prioridades do país", afirmou. Ele acrescentou que os militantes serão uma arma importante nas eleições municipais de 2004.

No Congresso Nacional, o levantamento despertou opiniões contrárias. Para o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), as pesquisas internas são importantes para a definição de estratégias do partido. Já a deputada Luciana Genro (PT-RS) considerou-as um "absurdo". Segundo ela, esse tipo de pesquisa visa talhar a democracia interna do partido. (Carolina Pimentel)