Amaral defende interiorização do ensino universitário em encontro de secretários

07/07/2003 - 16h49

Brasília, 7/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Unir as três instâncias de governo num pacto federativo para investir em ciência e tecnologia, de forma complementar. Essa foi a recomendação do ministro da Pasta, Roberto Amaral, aos participantes do Fórum Nacional dos Secretários Municipais de Ciência e Tecnologia, que se realiza até amanhã, em Brasília, na sede do ministério. Na abertura do fórum, Amaral defendeu a interiorização do ensino universitário e, portanto, o acesso à ciência e tecnologia dos municípios que não estejam necessariamente no âmbito da região metropolitana dos estados.

O ministro ressaltou que o crescimento de um país tem de estar centrado na qualidade de vida da população e ciência e tecnologia são alguns dos instrumentos para isso. Ciente da dificuldade da tarefa, ele admitiu que o governo federal sozinho não pode assumir esse encargo. Por isso, conclamou os municípios a participarem do esforço de investir na área. "Os municípios que investirem em ciência e tecnologia estão dando um passo para o seu próprio desenvolvimento", disse.

Amaral afirmou que o ministério quer estreitar as relações com os municípios para abastecê-los das informações necessárias sobre a política nacional científica e tecnológica e como ter acesso a financiamentos. "Vamos promover cursos de formação de gestores, para preparação de recursos humanos em política de ciência e tecnologia nas prefeituras", informou. Segundo William Galvão, presidente do fórum, a expectativa é oferecer dois cursos para 100 pessoas já em agosto.