Trabalhadoras rurais terão crédito especial para mulheres

21/06/2003 - 19h10

Brasília, 21/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - o governo vai anunciar a destinação de parte da linha de crédito do Pronaf C para as mulheres trabalhadoras rurais. O anúncio será feito durante o lançamento do Plano Safra, no próximo dia 24. A criação de um crédito específico para trabalhadoras rurais é uma reivindicação da Articulação Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (ANMTR) que está reunida em Brasília, neste fim de semana, para discutir o assunto.

De acordo com Rosângela Piovizani, uma das coordenadoras da ANMTR, a proposta já tinha sido apresentada ao ministro da Fazenda, Antônio Palocci, em dezembro do ano passado, logo após as eleições, quando ele coordenava o governo de transição. "Diante da impossibilidade de criar, agora, uma linha de crédito para mulheres, o governo optou por destinar a elas parte de uma linha já existente", disse Piovizani, explicando que a medida é provisória e que o governo pretende, no futuro, criar esta linha específica para mulheres.

Participam do encontro 22 trabalhadoras rurais de 18 estados, que discutem também a reforma previdenciária e a criação do Programa Nacional de Plantio e Beneficiamento de Sementes não Transgênicas.

"Vamos ficar vigilantes para que a reforma previdenciária acabe com a burocracia, para que o acesso das mulheres à aposentadoria seja facilitado. Queremos a garantia de que, com a reforma, os trabalhadores rurais permanecerão como segurado especial", disse Rosângela Piovizani.

Para Piovizani, o uso de sementes transgênicas constitui uma questão de soberania alimentar.
"Não existe nada que comprove que as sementes transgênicas não fazem mal", argumentou.
Um outro assunto tratado no encontro, que termina neste domingo, é oficialização da ANMTR, movimento criado em 1995,mas ainda não regulamentado.

IDM