Acordo com EUA permite ao Brasil aperfeiçoar geração de energia nuclear

20/06/2003 - 21h09

Washington, 20/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil vai trabalhar com os Estados Unidos para aperfeiçoar a sua geração de energia nuclear. Esse foi mais um resultado da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros brasileiros à capital norte-americana. O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, assinou com a Secretaria de Energia dos Estados Unidos acordo que permite o trabalho em conjunto para o aperfeiçoamento de energia nuclear de quarta geração.

Por esse sistema a energia nuclear é produzida de forma mais segura, sem resíduos tóxicos e com menor uso de material atômico. O Brasil pretende trabalhar com os Estados Unidos e com outros países para produzir reatores nucleares, mas ainda não há data prevista para que isto seja colocado em prática.

Na área de energia, a ministra Dilma Rousseff também assinou protocolo de entendimento com os Estados Unidos para a colaboração na área de pesquisa, planejamento e de energias renováveis. Na avaliação da ministra, a cooperação é fundamental no setor energético, porque, juntos, Brasil e Estados Unidos têm energia suficiente para assegurar o desenvolvimento dos dois países.