Policiais querem reforçar a vigilância nas ferrovias

03/06/2003 - 21h47

Brasília, 3/6/2003 (Agência Brasil - ABr) - Representantes de associações vinculadas aos policiais ferroviários federais pediram, hoje, ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos para agilizar o processo de implantação e estruturação do Departamento da Polícia Ferroviária Federal.

Segundo o presidente da Associação dos Policiais Ferroviários Federais do Rio de Janeiro, Macário Mendes, é necessária uma fiscalização mais intensa nas ferrovias do país, que hoje, estão sendo utilizadas como "corredor para o tráfico de drogas". Ele destacou que muitas mercadorias são transportadas sem nenhum controle devido a carência de profissionais. Hoje, a Polícia Ferroviária Federal conta com apenas 700 homens em todo o país para fiscalizar mais de 23 mil quilômetros de ferrovias.

Macário Mendes disse também que, por meio do departamento, a fiscalização poderá ser mais rígida e o governo terá a oportunidade de recuperar divisas que são perdidas com o abandono da malha ferroviária. Ele acrescentou que os policiais pretendem dar total apoio ao governo. "Queremos ser os braços direito e esquerdo do ministro da Justiça nesse trabalho", enfatizou. (Carolina Pimentel)