Jovens agricultores entregam reivindicações ao ministro Rossetto

31/05/2003 - 17h43

Brasília, 31/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, participou hoje, no município catarinense de Xanxerê, no oeste do estado, do encerramento do Primeiro Acampamento da Juventude Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul. A coordenadora de Juventude da Fetraf/Sul, Severine Macedo, entregou ao ministro uma pauta de reivindicações elaborada pelos jovens agricultores.

Entre os principais pontos do documento está a criação de uma linha de crédito especial para aquisição de terras. "O jovem está cansado de sair do campo para a cidade à procura de melhores oportunidades e só encontrar desemprego, violência e miséria. Ele quer ficar na terra, recebendo estímulos e produzindo para o país", explicou Severine Macedo.

O ministro leu a pauta e disse que um dos principais objetivos do governo federal é buscar meios para o fortalecimento da agricultura familiar, fazendo com que ela responda por grande parte da produção nacional, levando alimento à mesa dos brasileiros, principalmente por meio do programa Fome Zero.

Rossetto explicou que o governo já estuda políticas para o setor agrícola, inclusive com linhas de crédito voltadas para o jovem agricultor. O novo modelo de Crédito Fundiário será lançado em breve e deverá substituir o extinto Banco da Terra que apresentou problemas operacionais. Três linhas de crédito estão sendo elaboradas dentro do novo modelo: Redução da Pobreza Rural, Consolidação da Agricultura e Créditos para a Juventude.

"Não basta só garantir o acesso à terra. É preciso dar condições de produção aos agricultores, além de um conjunto de políticas públicas que ofereçam melhor qualidade de vida no campo, oferecendo saúde, lazer, educação e cultura", destacou o ministro.

Miguel Rossetto disse ainda que o governo Lula já anunciou a liberação de R$ 5,4 bilhões para o setor agrícola, o maior crédito já liberado para a agricultura familiar no Brasil. Além disso, também serão criadas linhas de crédito especiais para jovens que queiram investir em projetos nas propriedades de suas famílias.

Mais de dois mil jovens participaram do acampamento, que teve início na última quinta-feira (29/5). Também estiveram presentes às atividades o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegola, e o coordenador geral da Fetraf/Sul, Altemir Tortelli.