Brasília, 30/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - João Amazonas, dirigente histórico do PCdoB, cujo primeiro aniversário de morte transcorreu na terça-feira passada, foi homenageado hoje em São Paulo. O ato público, com as presenças de Renato Rabelo e José Carlos Ruy, foi às 19 horas na Assembléia Legislativa paulista.
Por motivo da data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez chegar ao Comitê Central do PC do B a seguinte mensagem: "As alianças políticas entre o PT e o PCdoB sempre tiveram como base programas de governo voltados para o resgate das dívidas sociais que o Brasil tem com a grande maioria do nosso povo. Na última campanha, que nos levou à Presidência da República, senti muito a falta do saudoso companheiro João Amazonas, que durante tantos anos lutou pela unificação das oposições no Brasil. Vou reafirmar aqui que sempre encontrei no companheiro João um homem tranqüilo, sereno e firme em suas avaliações de conjuntura política. Os seus ensinamentos continuarão beneficiando o nosso país."
O presidente do PSB, deputado Miguel Arraes, enviou também seu testemunho: "Ao se completar um ano da morte de João Amazonas, é preciso lembrar o exemplo deixado por este que foi, mais do que líder incontestável do Partido Comunista do Brasil, uma das personalidades mais importantes do movimento socialista no País.
A história de vida de João Amazonas está intimamente ligada às lutas políticas e sociais travadas pelo povo brasileiro. Foi, desde a juventude, um defensor intransigente dos princípios socialistas. À frente do PCdoB, assumiu os riscos de não abrir mão de suas idéias e convicções mesmo quando os tempos eram de autoritarismo, tornando-se uma referência para seus companheiros.
Assim, o legado de João Amazonas permanece como um estímulo para os que trabalham e lutam pela soberania nacional, pela justiça social e pelo socialismo."
As informações foram divulgadas pelo PC do B na internet.