Gil irá ao Chile e ao Peru a partir de terça-feira

03/05/2003 - 15h59

Brasília, 3/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, estará no Chile e no Peru entre os próximos dias 6 (terça-feira) e 12, para atender a diversos compromissos oficiais. Em ambos os países, firmará cartas conjuntas de cooperação artística e cultural, e terá reuniões com autoridades e artistas locais.

Durante sua estada em Santiago (dias 7, 8 e 9), Gil participará da cerimônia de assinatura da Carta de Intenções entre o Brasil e o Chile, de uma audiência com o presidente da República, Ricardo Escobar, e de uma reunião na Divisão de Cultura do Ministério de Educação chileno. O ministro também se encontrará com a deputada Isabel Allende, presidente da Câmara dos Deputados daquele país, e visitará a Casa de Pablo Neruda, a Universidade do Chile e o Museu Nacional de Belas Artes.

Nos dias 11 e 12, o ministro cumprirá agenda em Lima, onde assinará o Protocolo de Intenções entre o Brasil e o Peru, proferirá palestra sobre política cultural e terá reunião com Luis Lumbreras, presidente do Instituto Nacional de Cultura – órgão com função equivalente à do Ministério da Cultura –, para tratar de assuntos relacionados ao intercâmbio cultural entre os dois países. Aproveitando a ida de Gil ao Peru, músicos afro-peruanos programaram uma apresentação em sua homenagem.