Indaiatuba (SP), 1/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou agora há pouco a 41ª Assembléia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Indaiatuba, interior do estado. O secretário Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, explicou que o encontro teve como objetivo mostrar aos bispos como está sendo o governo. O presidente expôs a situação do país e fez um balanço sobre os quatro primeiros meses do governo, "predominantemente positivo".
Segundo Dulci, Lula falou também sobre as expectativas para o futuro e reiterou os compromissos assumidos. Dulci destacou também dois pontos que foram tratados no encontro: o Plano Plurianual e o Programa Fome Zero. "O presidente convidou expressamente a CNBB a colaborar com o PPA. Luiz Dulci disse que as igrejas têm uma grande rede da ação social e podem colaborar com o Fome Zero. "O presidente disse que espera uma participação muito ativa no Fome Zero", disse. Segundo Dulci, Lula manifestou aos religiosos a importância de manter o diálogo com as diferentes igrejas, respeitando o plurialismo do país, e disse que espera parcerias. "O governo deve executar seus programas sociais sempre com a sociedade civil e as igrejas têm um trabalho muito importante nessa area", explicou Dulci.
Na reunião, Lula respondeu questões sobre 11 temas levantados pelo bispos, como violência, reforma agrária e desemprego, e considerou as preocupações relevantes. O presidente Lula seguiu para o seu apartamento em São Bernado do Campo. Amanhã, o presidente irá para Ribeirão Preto, interior do estado, com decolagem prevista para as 9h, no aeroporto de Congonhas.