Brasília, 01/05/2003 (Agência Brasil - ABr/Lusa) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vai declarar hoje, a bordo do porta-aviões norte-americano Abraham Lincoln, ao largo da Califórnia, que a deposição de Saddam Hussein representou "um avanço crucial" na guerra ao terrorismo.
A democratização do Iraque "levará tempo, mas vale todos os esforços", dirá George W. Bush, em discurso do qual a Casa Branca divulgou alguns trechos.
"A libertação do Iraque é um avanço crucial na campanha contra o terrorismo. Eliminamos um aliado da Al-Qaeda e suprimimos uma fonte de financiamento do terrorismo", afirma.
O presidente norte-americano não espera que a reconstrução do Iraque seja uma tarefa fácil. "Temos um trabalho difícil a cumprir no Iraque, incluindo a restauração da ordem, a perseguição dos responsáveis do regime deposto, a busca de armas de destruição maciça e o fornecimento de ajuda humanitária", admite.
"A transição para a democracia levará tempo, mas vale todos os nossos esforços", acrescenta no discurso, mas garante que as forças da coalizão só deixarão o Iraque quando completarem a missão. "A nossa coligação permanecerá (no Iraque) até que o nosso trabalho esteja cumprido".
Com informações da Agência Lusa