Porto Alegre, 4/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto discutiu nesta sexta-feira, em Porto Alegre, com representantes da cooperativa leiteira gaúcha Corlac e da Liga das Cooperativas Italianas (Legacoop), a importância dos sistemas cooperativos como forma de desenvolvimento regional. Desde 1998 as duas entidades mantêm convênios de cooperação.
O ministro Rosseto destacou que o encontro foi muito produtivo porque o setor leiteiro gaúcho está integrado no Programa de Agricultura Familiar do Governo com um sistema referencial para uma política nacional e que faz parte da estratégia de desenvolvimento para o país. Para o ministro, a experiência dos italianos na produção leiteira e a relação de intercâmbio com o setor no estado permite conhecer as melhores experiências de gestão da cooperação entre produtores, a indústria e a comercialização, toda ela cooperativada. Permite, ainda, o acesso as novas tecnologias de produção e qualidade do leite e do queijo.
O ministro afirmou que já está sendo preparado um forte apoio ao setor do leite e da Agricultura Familiar, por meio de capacitação, treinamento, estímulo ao cooperativismo e investimentos na industrialização dos produtos. Lembrou que neste setor existem quatro milhões de estabelecimentos, ocupando 77 por cento da mão-de-obra no campo.
O presidente da Corlac, Gervásio Plucinski, explicou que os convênios, que serão renovados neste sábado com os italianos, embora não tratem de financiamentos, são muito importantes na área de troca de experiências. Disse que no momento há necessidade de muitos investimentos na modernização da linha de produção da Corlac.
Amanhã, o ministro Rosseto terá encontro, a partir das 09h30, na sede do Incra em Porto Alegre, com representantes do governo do estadual, Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), Banco do Estado do Rio Grande do Sul, políticos e de diversas entidades rurais para debater a elaboração do Plano de Safra 2003/2004.