Brasília, 4/4/2003 (Agência Brasil - ABr-CNN) - Uma tentativa para formar um governo pós-Saddam Hussein no Iraque poderá começar mesmo antes do final da guerra, provavelmente na próxima semana, informou um funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos à CNN. "Acho que, na próxima semana, haverá algum evento, em Bagdá, para se iniciar o trabalho de formação de um governo interino no Iraque", disse o funcionário do Pentágono, acrescentando que um projeto inicial neste sentido já está sendo estudado.
"As decisões mais importantes ainda não foram tomadas", ressaltou, contudo, a fonte do Pentágono, explicando haver muitas incertezas, entre as quais o que poderá da administração existente ser incorporado na nova estrutura", disse.
As declarações coincidem com observação feita pelo chefe do Estado Maior Conjunto, Richard Myers, durante entrevista coletiva em Washington, que as forças da coalização assumirão o controle do país independentemente do que ocorrer com Saddam Hussein. Myers, referindo-se às imagens atribuídas a Saddam, disse que se tornou irrelevante saber se são autênticas ou não. "O regime não tem mais o controle do país", afirmou.
Segundo John King, da CNN, a fonte do Pentágono disse que serão convocadas algumas pessoas que já trabalham com os Estados Unidos para a formação de um novo governo. Os primeiros passos seriam dados na próxima semana e poderiam incluir a ajuda para a utilização da televisão do Iraque e de outros meios de comunicação com o objetivo de estabelecer contato com o povo iraquiano. "Os Estados Unidos querem os iraquianos se comunicando com os iraquianos o quanto antes, para facilitar o processo", disse o funcionário.
Para a Casa Branca, é fundamental que um governo interino no Iraque tenha não só exilados, mas iraquianos que vivam efetivamente no Iraque. Saddam está no poder no Iraque desde 1979.
As informações são da CNN.