Brasília, 5/4/2003 (Agência Brasil - ABr/Lusa) - Aviões militares norte-americanos estão vigiando o céu de Bagdá, apoiando as forças terrestres que se movimentam na capital iraquiana, segundo o comandante norte-americano da campanha aérea no Iraque, general T.Michael Moseley.
"O dia de hoje marca o início da aplicação do nosso conceito de operações, já que temos as nossas tropas terrestres na cidade", declarou, numa entrevista por telefone a jornalistas em Washington, a partir do seu quartel-general na Arábia Saudita.
O plano, que visa a garantir um apoio aéreo às tropas que se movimentam por terra em Bagdá, é posto em prática por controladores aéreos mobilizados 24 horas por dia e uma série de aviões de ataque dotados de diferentes munições.
O general considerou ainda que o exército iraquiano já não existe como força de combate capaz de enfrentar as unidades da coligação anglo-norte-americana.
"O exército norte-americano, enquanto defesa organizada com largas formações de combate, deixou de existir", declarou.
"O equipamento existe e algumas tropas estão lá, mas a força de corpo do exército ou de divisões, capazes de enfrentar a força de fogo da coligação, já não é a mesma há algumas semanas", afirmou o generall.
As informações são da Agência Lusa.