Guerra pode abrir precedente para solução armada de conflitos entre as nações, dizem especialistas

22/03/2003 - 0h16

Brasília, 21/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - A decisão dos Estados Unidos de atacar o Iraque sem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) pode abrir um precedente para a solução armada de conflitos futuros entre as nações. Essa é a avaliação feita pelo cientista político Ricardo Caldas, pelo economista Newton Marques e pelo antropólogo José Jorge Caldas, em debate realizado pela NBr, canal a cabo da Radiobrás.

"A partir do momento que um organismo multilateral, como a ONU, decide determinadas prerrogativas e deveres e eles não são respeitados, amanhã não saberemos qual será o próximo passo dos Estados Unidos ou de outros países", explicou Newton Marques.

Para o cientista político e doutor em Relações Internacionais, Ricardo Caldas, o grande desafio internacional é superar a crise de legitimidade que os organismos internacionais enfrentam na atualidade. Segundo ele, a grande desigualdade entre os países dentro da ONU já vinha sendo questionada antes do conflito norte-americano com o Iraque.