Ministro diz que iniciativa privada precisa investir mais em pesquisa

14/02/2003 - 21h03

Rio, 14/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, informou que o governo federal vai conceder bolsas de estudo a alunos do segundo grau. Ele explicou que essa foi uma das formas encontradas para distribuir melhor os recursos da área de ciência e tecnologia, um dos objetivos do governo Lula. Com as bolsas, os alunos terão condições de se dedicar mais aos estudos e entrar nas universidades, disse o ministro.

Para ele, o sistema de bolsas, ainda em fase de elaboração, poderá reduzir também a diferença na formação de alunos. "Não basta pensar só na ponta, no doutor. Se nós não melhorarmos a formação do segundo grau, o aluno não terá condições de chegar à universidade pública e alcançar o ensino técnico e científico.Vai funcionar como nós fazemos com a graduação e a pós-graduação. Estudantes se candidatam , apresentam seus requisitos e um comitê julga. A mesma coisa vai acontecer com o segundo grau", explicou.

O ministro defendeu mais investimentos do setor privado em ciência e tecnologia, incluindo aí as universidades particulares. Atualmente, 80% dos investimentos cabem ao poder público. "É preciso que a iniciativa privada invista. É preciso que os governos estaduais também invistam. Este esforço não pode ser apenas da União. As universidades privadas, que hoje têm 70% do alunado brasileiro, precisam investir com recursos próprios, porque investir com recursos públicos é fácil", salientou.

Amaral afirmou que não haverá cortes nos investimentos. E que essa é uma orientação do presidente Lula. Ele citou como exemplo o aumento no número de bolsas de estudo anunciado junto com os cortes no orçamento. O ministro deu as declarações após participar da posse do novo presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Sérgio Rezende, na sede da empresa , no Flamengo, zona sul do Rio.