Rio, 3/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - A governadora do Estado do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, marcou para a próxima quarta-feira (5) uma reunião com integrantes dos diversos organismos estaduais e municipais e da sociedade civil, a fim de obter recursos para o Programa Fome Zero no Estado. Segundo a governadora, com esses recursos o governo estadual, pretende implementar uma série de programas como o cheque-nutrição, café da manhã e outros que vão beneficiar trabalhadores de baixa renda e suas famílias no Estado.
Hoje, Rosinha Matheus, recebeu do Arcebispo de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli e de integrantes da Campanha Fome Zero no Rio, um relatório sobre a situação da desnutrição infantil no Estado. Dom Mauro, que é representante da ONU, na questão da fome no mundo, mostrou à governadora dados que, segundo ele, requerem um acompanhamento no desenvolvimento nutricional das crianças brasileiras, de qualquer classe social, de 0 a 6 anos de idade. O Arcebispo citou como exemplo a Baixada Fluminense, onde os dados apontam que num universo de 420 mil crianças nesta faixa de idade, 25% delas têm problemas desnutricionais.
Dom Mauro assinalou que hoje existe um acompanhamento muito maior no Estado do Rio de Janeiro do que há dois anos. O município de São João de Meriti, por exemplo, disse o arcebispo, que em agosto de 2001 tinha dois mil casos de desnutrição notificados pela prefeitura, hoje tem 17 mil casos de crianças desnutridas notificados pela prefeitura local. Também foi constatado que 5% das crianças de São João de Meriti e 7% do município de Duque de Caxias não possuem registro civil, e nada menos que 12,2% das crianças destes municpios ainda não recebem o leite do Programa Neo-Natal.