Presidente estréia nos fóruns internacionais

13/01/2003 - 21h39

Brasília, 13/01/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a participar de todos os fóruns e encontros internacionais onde tenha espaço para defender os principais interesses do Brasil, inclusive nos debates que tenham como foco principal as questões econômicas mundiais. Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, Lula considera que, na qualidade de presidente da República, deve estar presente em todos os fóruns que lhe permitam "expressar o seu ponto de vista a favor dos projetos econômicos e sociais que visem diminuir a distância entre os países ricos e os países pobres".

A declaração do presidente veio em resposta às críticas de que, ao participar tanto do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, quanto do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, marcados para o final de janeiro, estaria cometendo uma incoerência - já que os encontros são, tradicionalmente, rivais ao discutirem temas opostos.

Lula iniciará sua participação nos debates internacionais no próximo dia 24, quando estará presente no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Esta será a terceira vez que Lula comparece ao encontro, o primeiro como presidente da República. O fórum reúne especialistas na área social e discute alternativas para o atual processo de globalização. O encontro de Porto Alegre foi criado como uma antítese do fórum de Davos.

Após debater os principais problemas da atualidade na área social, Lula segue para a Suíça para assistir aos debates sobre os principais temas econômicos da comunidade internacional e o novo processo de globalização. No dia 26, o presidente brasileiro fará uma exposição no Fórum Econômico Mundial e terá a oportunidade de defender o seu ponto de vista sobre os principais temas discutidos no encontro.

Lula vai aproveitar sua participação no fórum de Davos para fazer a primeira visita oficial à Europa como chefe de Estado. Após deixar a Suíça, Lula fará visitas bilaterais à Alemanha e à França. Segundo André Singer, o presidente segue para a Berlim no dia 26. Na capital da Alemanha, no dia 27, irá encontrar-se com o presidente Johanns Rau e, à noite, participará de jantar de trabalho com o primeiro-ministro Gerard Schroeder.

No dia 28 de janeiro, Lula segue para Paris, para uma reunião de trabalho com o presidente da França, Jacques Chirac. A reunião será seguida de almoço no Palácio do Eliseu. O retorno do presidente ao Brasil está previsto para 29 de janeiro. Os assuntos que serão tratados durante a visita de Lula à Alemanha e à França estarão relacionados com temas bilaterais, além de assuntos voltados para as negociações do Brasil com a União Européia.

Nesta quarta-feira, o presidente realizará sua primeira viagem internacional como chefe de Estado. Lula participará da posse do novo presidente do Equador, Lúcio Gutierrez. O presidente vai aproveitar a sua presença em Quito para discutir a criação do Grupo de Amigos da Venezuela. O porta-voz revelou que, na capital do Equador, poderão ocorrer conversas que dêem segmento à idéia de formação do grupo.

A intenção de criar o grupo partiu do governo brasileiro e tem como objetivo apoiar os esforços já desenvolvidos pelo secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gavíria, no sentido de superação da crise do país vizinho. Singer enfatizou que não há disputa do Brasil com os Estados Unidos para a aplicação de políticas que possam ajudar a Venezuela a enfrentar seus problemas. "Não há disputa com os Estados Unidos sobre esse assunto. Os dois países, Brasil e Estados Unidos, têm conversado a respeito", enfatizou.

O porta-voz revelou, ainda, que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, já conversou com o secretário de Estado norte-americano, Collin Powell, sobre o tema. "Há convergência de propósitos entre os dois países para a superação da crise na Venezuela", enfatizou Singer. Lula embarca na quarta-feira para a posse de Luiz Gutierrez, acompanhado do chanceler Celso Amorim, do deputado Paulo Delgado e de seu assessor especial, Marco Aurélio Garcia. Ele retorna ao Brasil na quinta-feira (16).