Brasília, 12/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Central lançou hoje moedas de ouro e prata comemorativas ao centenário de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, celebrado este ano. O lançamento ocorreu no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.
A moeda de ouro terá valor de face de 20 reais e será vendida por R$ 510. Possui diâmetro de 22 mm, 8 gramas e trará no anverso a autocaricatura do escritor, seu nome e a legenda 1902-2002.
Já a moeda de prata custará R$ 60 e terá valor de face de 2 reais, com diâmetro de 40 mm, 28 gramas. No anverso da moeda haverá o mesmo design da moeda de ouro, enquanto no reverso o destaque será a imagem do poeta sentado diante de uma mesa escrevendo.
A tiragem máxima da moeda de ouro será de 5 mil peças e a de prata, 20 mil peças. Inicialmente, serão cunhadas 2,5 mil peças de ouro e 7 mil de prata.
De acordo com informações do BC, as emissões de moedas especiais são uma prática internacional que tem como principal objetivo difundir a história e a identidade nacional,
consolidando o padrão monetário no país e no exterior. Segundo o BC, a escolha de Drummond como tema deste lançamento é um reconhecimento de sua importância para a cultura nacional.
Mineiro de Itabira, Drummond consagrou-se ao longo de uma vitoriosa carreira literária, somente interrompida em 1987, com o seu falecimento aos 84 anos de idade. Sua obra constitui parte importante do patrimônio cultural brasileiro e, por seu alcance universal, é também veículo de difusão da cultura nacional no exterior.