Ministro da Economia da Alemanha quer reativar aliança por empregos

08/12/2002 - 18h20

Brasília, 08/12/2002 (Agência Brasil – ABr) - O ministro da Economia da Alemanha, Wolfgang Clement, disse hoje, em Berlim, que vai trabalhar para reativar a chamada "Aliança por Empregos" como forma de acabar com o impasse nas negociações sobre como conter o aumento do desemprego no país. Criada pelo ex-chanceler Helmut Kohl e reativada por Gerard Schroeder em 1998, a "Aliança" é um fórum entre o governo, sindicatos e empresas para encontrar soluções para os problemas relativos a empregos e produção na Alemanha.

Clement disse ao jornal Berliner Zeitung que Schroeder lhe pediu que se encontrasse com líderes de empresários e de federações sindicais para preparar o caminho para "uma política econômica cooperativa", através do diálogo permanente. "Queremos colocar todos os responsáveis pela economia e os empregos em torno da mesa", afirmou. A iniciativa foi anunciada em meio a uma crescente ameaça de greve do funcionalismo público por melhores salários e a críticas dos lobbies de empresários, que atribuem o estrangulamento do crescimento econômico aos planos do governo de reduzir impostos. Schroeder enfrenta ainda uma taxa de quatro milhões de desempregados, a mais alta desde que chegou ao poder, em 1998.

Clement disse que executivos das principais companhias, bem como representantes de pequenas empresas, seriam convidados a participar das conversas, que por outro lado não serviriam como substituto para negociações sobre salários. A recusa em discutir salários foi a ruína das rodadas anteriores da "Aliança por Empregos". As informações são da CNN.