Brasília, 4/12/2002 (Agência Brasil - ABr) - Em reunião presidida pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, José Abrão, a última deste ano, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CNDRS) aprovou hoje o texto base do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. O plano estabelece formas de acesso à terra e mecanismos de apoio à agricultura familiar, como a assistência técnica e comercialização, além de sugestões para melhoria da aplicação dos recursos públicos nessa área.
O plano, segundo o ministro José Abrão, é o primeiro do País e fará parte de documento a ser entregue à equipe de transição para execução no próximo governo. O plano será tema de conferência nacional prevista para o primeiro trimestre de 2003.
"A elaboração desse plano representa um avanço na reforma agrária e agricultura familiar e uma grande contribuição aos futuros dirigentes", disse Abrão, lembrando que quatro mil pessoas contribuíram para a sua elaboração. Foram representantes de todas as esferas de Governo e de diversas áreas, como a agricultura, saúde, meio ambiente, além de entidades civis e movimentos sociais.
O plano prevê que as ações serão sempre executadas de maneira descentralizada e tendo a participação dos atores sociais com a representação de mulheres, "de forma a se criar uma nova institucionalidade participativa", conforme o documento.
IDM