Brasília, 18/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A convite do Ministério da Ciência e Tecnologia, dez empresas cubanas de tecnologia avançada nas áreas de tecnologia da informação, biotecnologia e consultoria empresarial estarão em São Paulo de quarta (21) a sexta-feira (23),
realizando contatos com investidores brasileiros.
Elas fazem parte do Salão de Tecnologia de Cuba, evento paralelo ao Sétimo Venture Forum Brasil promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A participação cubana é resultado de convite feito pelo ministro Ronaldo Sardenberg, durante sua viagem a Cuba, em setembro, quando os dois países firmaram memorando de entendimento para cooperação bilateral em ciência e tecnologia.
O objetivo do evento é disseminar as tecnologias e oportunidades de negócios disponíveis em Cuba e estimular as ações de cooperação entre empresas e instituições de pesquisa cubanas e brasileiras. Em setembro, quando estiveram em Cuba, Sardenberg e representantes da Finep, foi acertado o intercâmbio de pesquisadores entre os dois países e a organização de eventos conjuntos para fortalecer os vínculos entre os centros de excelência brasileiros e cubanos.
O memorando de entendimento assinado com o governo cubano prevê o desenvolvimento de projetos nas áreas de biotecnologia, de informática, de energia fóssil e renovável. Entre eles, a produção de energia elétrica a partir da gaseificação de resíduos da cana-de-açúcar.
O 7º Venture Forum e o Salão de Tecnologia e Cuba serão realizado no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.
IDM