Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Sistema Único de Saúde, o SUS, está distribuindo medicamentos para o tratamento da acne grave. Estão disponíveis na rede pública o acetato de ciproterona e a isotretinoína. Os interessados em receber a medicação devem procurar a Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde.
A isotretinoína é recomendada para o tratamento da acne de grau III e grau IV, ou seja, cistos e nódulos no pescoço e nas costas e já é utilizada há mais de vinte anos. Como quase todo remédio, este também tem diversas contra-indicações, como explica o dermatologista especialista em Cosmiatria, Otávio Macedo.
"Esse medicamento é teratogênico, isto é, causa uma má formação nos fetos. A mulher ou as adolescentes que vão tomar esse remédio vão precisar estar conscientes de que não podem engravidar durante todo o tratamento. Por isso as menores de idade precisam do consentimento dos pais para assinar essa receita e as maiores de idade lógico que vão assinar por si próprias, atestando que não vão engravidar durante o período de tratamento. Além disso, é preciso fazer alguns exames de sangue para verificar a saúde do fígado, níveis de gordura, colesterol, triglicerídeos e combater os efeitos de ressecamento que vão acontecer, com medicamentos específicos."
O tratamento com a isotretinoína pode levar de 6 a 8 meses. Com este medicamento, as chances de cura são de 90%. O restante dos casos necessita de um segundo ou terceiro tratamento, até acabar o processo inflamatório. Ao final, podem ficar marcas e cicatrizes, que vão ser tratadas com peelings químicos e, dependendo do caso, até cirurgia a laser. Como qualquer medicação, o uso da isotretinoína precisa de orientação médica.
IDM