Brasília, 15/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Saúde realiza no dia 28 de novembro cerimônia de entrega do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para Sistema Único de Saúde (SUS) - 2002. O evento acontece às 11 horas no Auditório Márcia Kubitschek do Memorial JK, em Brasília. Já estão confirmadas as presenças dos titulares das pastas da Saúde, Barjas Negri, da Educação, Paulo Renato Souza, de Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, do Secretário de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, Cláudio Duarte da Fonseca, além dos representantes no Brasil da Unesco, Jorge Werthein, e da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Jacobo Finkelman.
O Ministério da Saúde recebeu 294 trabalhos científicos, nas categorias de tese de doutorado, dissertação de mestrado e monografia de especialização ou residência, para a seleção do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para SUS - 2002, que escolheu, em cada uma das categorias, seis trabalhos, com alto potencial de aplicação no SUS. O primeiro colocado de cada categoria deverá receber o prêmio em espécie e os outros cinco selecionados receberão menções honrosas pela participação.
Para selecionar os trabalhos, foi constituída uma Comissão Julgadora, composta por cientistas e representantes do Ministério da Saúde (Secretaria de Assistência à Saúde, Anvisa, Funasa e Secretaria de Políticas de Saúde), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), do Ministério da Ciência e Tecnologia (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq) e do Ministério da Educação (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes). Além das instituições como Academia Brasileira de Ciência, Unesco, Opas e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco).
Para a seleção, os resultados dos trabalhos deveriam atender aos princípios e diretrizes do SUS, assim como estar em consonância com a Agenda Nacional de Saúde, estabelecida em 2001. Após a premiação, a comunidade científica e os gestores de saúde poderão ter acesso aos trabalhos selecionados, pelo site da Biblioteca Virtual em Saúde Pública - Bireme/Opas/OMS: www.saudepublica.bvs.br.
IDM