Trabalho educativo marca Dia Internacional do Diabético em Campo Grande

14/11/2002 - 19h50

Campo Grande, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Dia Internacional do Diabético foi marcado hoje, em Campo Grande, por diversas atividades num trabalho educativo
multidisciplinar no Centro de Especialidades Municipal (Cem). Durante toda a manhã, os pacientes receberam orientações sobre prevenção do diabetes e uma complicação da doença: a retinopatia (cegueira). O Cem, que é referência no tratamento da doença, mantém o Ambulatório do Pé Diabético onde foram realizados curativos padronizados nos portadores da doença em fase mais avançada. No local está prevista a montagem de uma sapataria especial onde serão confeccionados sapatos e palmilhas com moldes diferenciados e específicos para os portadores da diabete com neuropatite (sensibilidade dos pés)

Para intensificar o trabalho de prevenção na Rede Municipal de Saúde, no dia 22 deste mês os clínicos gerais das unidades de saúde estarão participando de um curso de extensão na área de endocrinologia que abordará especificamente o diabetes. A intenção é envolver os profissionais de clínica geral na luta contra a doença que vem aumentando, de forma significativa, em todo o mundo. Durante o curso, será dada ênfase à chamada anaminese médica, quando os médicos questionam os dados gerais do paciente, desde doenças evidenciadas em familiares até problemas emocionais. O médico será incentivado a prestar informações sobre os perigos da doença e os cuidados com a prevenção, e a desenvolver o tratamento em casos menos graves.