Brasília, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O vice-presidente Marco Maciel, no exercício na presidência da República, recebeu na tarde de hoje uma comissão de parlamentares e prefeitos paulistas que veio a Brasília reivindicar liberação de recursos destinados a despoluição de rios da bacia Hidrográfica da região de Campinas (SP).
De acordo com o deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP), Marco Maciel afirmou que se empenhará para que sejam liberados ainda este ano os R$ 14 milhões provenientes da Agência Nacional de Aguas (ANA) e mais R$ 8 milhões de dotação orçamentária da União para a bancada paulista com a destinação específica de construção de estação de esgoto. O deputado esclareceu que, com esses recursos, será possível que as cerca de 14 milhões de pessoas da região passem a contar com 36% do esgoto tratado, ao invés dos 20% de hoje.
O deputado esclareceu que a liberação de recursos é vital para as cidades banhadas pelos rios Capivari, Jundiaí e Piracicaba. "Nós temos dados que atestam que mais da metade dos leitos hospitalares da região são ocupados por pessoas que contraíram doenças de veiculação hídrica, ou seja, transmitidas pela poluição da água", afirmou. Ele salientou que o tratamento dos esgotos e, conseqüentemente, a despoluição dos rios, mais do que uma questão ambiental é uma questão de saúde pública e que, se os problemas de saneamento básico não forem resolvidos, o Brasil continuará gastando muito com medicina curativa nos hospitais. "Ou seja, continuaremos enxugando gelo", resumiu.
Thame disse ainda que a contaminação dos rios em questão se deve principalmente a dois fatores históricos: à intensa urbanização e desenvolvimento industrial da região, "a maior do país", e ao desvio de águas destes mananciais para o Sistema Cantareira, a fim de abastecer a cidade de São Paulo.
Também participaram da audiência com Marco Maciel os prefeitos de Atibaia, Roberto Tripoli; de Americana, Waldemar Tibaldi; de Capivari, José Carlos Borzari; de Campinas, Izalene Etiéne e de Rio Claro, Cláudio Antônio de Mauro.