Oxford (Inglaterra), 14 /11/2002 (Agência Brasil – ABr) – O presidente Fernando Henrique Cardoso embarca hoje para a República Dominicana, onde participará da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo Ibero-americanos. Criada em 1991, a cúpula tem como objetivo permitir o diálogo para convergência política e de cooperação econômica e social entre seus 21 membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
A chegada ao Aeroporto Internacional de Punta de Cana está prevista para as 21h30, horário local, e não há compromissos oficiais marcados para a noite de hoje. Amanhã, o primeiro compromisso será às 17h30, no Centro de Convenções de Bávaro, em São Domingos, onde Fernando Henrique participará da cerimônia de abertura da Cúpula. O presidente da República Domincana, Hipólito Mejía, vai oferecer um jantar aos chefes de Estado e Governo presentes ao encontro. No dia seguinte, Fernando Henrique participará das duas reuniões plenárias do encontro, antes de posar para a foto oficial da Cúpula. O encerramento do encontro está previsto para as 17h de sábado e nesse mesmo dia o presidente retornará a Brasília.
Neste ano, o tema central do encontro é "Desenvolvimento Agropecuário, Meio Ambiente e Turismo Sustentáveis". Além de tratar de quaisquer outros temas da atualidade política e econômica de maior interesse para os países da região, os líderes ainda vão discutir três temas específicos sugeridos pelos anfitriões dominicanos: "Governabilidade Democrática e Estado de Direito", "Desenvolvimento Agropecuário e Turismo Sustentáveis" e "Cooperação, Regionalismo aberto, Eqüidade Internacional e Migrações".
Acompanham o presidente o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer; o embaixador do Brasil na República Dominicana, Fernando Fontoura; e o subsecretário de Assuntos Políticos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Augusto Saint-Brisson de Araújo Castro.