Brasília, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - O Brasil participará na segunda-feira (18), em Washington (EUA), do seminário sobre competitividade na América Latina, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ao lado de outros 12 países. O secretário do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Reginaldo Arcury, que será o representante do Brasil no evento, disse há pouco que o País tem muito a mostrar por meio dos fóruns de competitividade, onde em articulação com o governo, empresários e trabalhadores discutem e procuram eliminar os problemas pelas cadeias produtivas.
Segundo Arcury, a partir daí, uma decisão tomada para beneficiar a semente do algodão, por exemplo, vai refletir na ponta, na confecção de tecidos que competem com as exportações e com o mercado externo, gerando e distribuindo renda e emprego internamente.
O secretário informou também que está sendo avaliada a utilização dos fóruns de competitividade no âmbito do Mercosul. E que a criação desses mecanismos, pelo atual governo, foi um projeto para o País que dará ao futuro governo condições de avançar mais ainda.