Brasília, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, de sábado (9) a terça-feira (12), herbicidas sem autorização para uso, suficientes para o plantio de soja numa área de 1.200 hectares. Foi a primeira investida da "Operação Agrotóxico" que prosseguirá até o final do ano. Em geral, a irregularidade dos hebicidas é serem contrabandeados.
Os herbicidas irregulares encontrados pelos fiscais do Ibama não tinham autorização dos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e da Saúde. Os fiscais apreenderam também embalagens de agrotóxicos descartadas no meio da plantação, o que é proibido por contaminar o solo. As equipes do Ibama visitaram propriedades nos municípios de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e Costa Rica, em Mato Grosso do Sul e no município Alto Taquari, em Mato Grosso. A expectativa é percorrer as principais regiões produtoras dos dois estados dentro dos próximos dias.
O trabalho é coordenado por José Aníbal Batista, da área de Proteção Ambiental, que alertou para os danos que os agrotóxicos sem registro podem causar ao meio ambiente. A liberação de herbicidas para uso na agricultura é baseada em testes rigorosos para que o produto não deixe resíduos no solo e no lençol freático. No caso do material contrabandeado, é comum não estarem de acordo com a legislação brasileira. "A lei brasileira, muitas vezes, é mais exigente neste sentido", afirma Batista.