Porto Alegre, 14/11/2002 (Agência Brasil - ABr) - A colheita do trigo no Rio Grande do Sul foi aberta oficialmente hoje em Passo Fundo (RS), na granja do agricultor Justimiano Augusto de Araújo Trein, na localidade de Santa Gema. O governador Olívio Dutra, que participou do ato, destacou a importância da atividade para a agricultura, gerando renda e também alimento na mesa da população. Segundo Dutra, o governo de Lula também terá uma política voltada para a produção, visando combater a escassez de alimentos, a fim de garantir pelo menos três refeições diárias a todos que agora passam dificuldades. "Para que esta política se desenvolva, precisamos produzir cada vez mais e melhor, tornando a mesa farta para todos nós. Tenho certeza que todos aqueles que estiverem dispostos a ampliar sua produção, terão total apoio do Governo Lula", concluiu o governador.
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por intermédio da Emater-RS, a estimativa de produção de trigo para o estado, nesta safra, é de 1.224.804 toneladas, com uma produtividade de 1.617 quilos por hectare. Isso representa cerca de 35% da produção total do país (estimada, conforme o IBGE, em 3,6 milhões de toneladas). Essa produção garante ao Rio Grande do Sul a posição de segundo maior produtor do Brasil, perdendo somente para o Paraná. Em comparação a 1998, a produção de trigo no RS em 2002 cresceu 127,5%.
A área colhida do cereal deverá atingir 757 mil hectares, significando 37% de área total do país (previsão de 2.103,7 mil hectares, pelos dados do IBGE), fazendo com que o Rio Grande do Sul fique em primeiro lugar entre os Estados. Em relação a 1998, a área colhida cresceu 100%. O Rio Grande do Sul também é o Estado com o maior valor de produção, R$ 173 milhões, de um total de R$ 350 milhões do país, números referentes a 2000.